TEORIZANDO O ESPORTE COMO INTERVENÇÃO SOCIAL FRENTE À LEI 8.069/90: O CASO DO PROJETO “EDUCAR PARA CRESCER”
Resumen
O estudo analisa a relevância do Projeto “Educar para Crescer através do Esporte” à
luz da Lei 8.069/90 dentro do processo social e educacional dos participantes das
oficinas ofertadas pelo programa, visando à diminuição da agressividade e violência
entre crianças e adolescentes no Bairro Colina Verde no município de Teixeira de
Freitas. Apresenta o tema do esporte como intervenção social. Reconhece que o
esporte minimiza a agressividade e a violência no âmbito escolar e extraescolar.
Permite entender a importância do funcionamento do “Projeto Educar para Crescer
através do Esporte”. Destaca a importância das oficinas do referido Projeto para o
desenvolvimento sociocultural e educacional dos partícipes. Propõe que é
necessária a ampliação do Projeto em outros bairros de mesma conotação social no
município de Teixeira de Freitas, focando nos resultados das intervenções através
das atividades esportivas, na minimização da agressividade e violência entre os
pares. Metodologicamente, realizou-se um estudo exploratório bibliográfico e uma
pesquisa de campo qualiquantitativa de natureza descritiva que permitiu a aplicação
de entrevistas com questionários que também trouxeram relatos orais dos pais dos
alunos que são integrantes do Projeto no Bairro Colina Verde. Como resultado da
pesquisa observou-se que é grande a contribuição do “Projeto Educar para Crescer
através do Esporte” para a formação e desenvolvimento sociocultural das crianças e
adolescentes partícipes desse programa de práticas esportivas. Verificou-se que o
Projeto exerce grande influência positiva nas escolas em que os alunos estudam, em
seus lares e na sociedade como um todo. Há o desenvolvimento de uma nova
racionalidade sociocultural através desse Projeto que traz uma oferta de oficinas
esportivas como o xadrez, futsal e futebol de campo, jiu jitsu, capoeira e ainda,
leitura, em busca de transformação e mudança de paradigmas, quanto à postura dos
pais, escola, sociedade diante dos problemas relacionados à agressividade e
violência que permeiam a vida das crianças e adolescentes sobrevindos da
vulnerabilidade das suas vidas em bairros periféricos. De acordo com os resultados
das pesquisas com os pais dos alunos que participam do Projeto, eles
reconheceram que os seus filhos foram bstante beneficiados em seu
desenvolvimento educacional, mental e psíquico, pois estão mais calmos, alegres,
tranquilos, estudam mais, melhoraram o rendimento escolar – o que foi admitido
pelos professores –, fizeram novos amigos na associação, não saem mais à rua
para brincar com frequência, estão menos nervosos e agressivos, pois aprenderam
valores e princípios morais, como o respeito, espírito esportivo e ainda aprimoraram
a leitura e o raciocínio lógico em sala de aula. Além disso, as atividades esportivas
contribuíram para o seu melhor desenvolvimento físico e emocional. O trabalho em
equipe e os benefícios da interação social entre as crianças são melhor vistos
através do esporte.