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dc.contributor.authorCOSTA, SAMANTHA
dc.date.accessioned2021-09-30T18:50:19Z
dc.date.available2021-09-30T18:50:19Z
dc.date.issued2019-03-26
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1047
dc.description.abstractO estudo analisa a relevância do Projeto “Educar para Crescer através do Esporte” à luz da Lei 8.069/90 dentro do processo social e educacional dos participantes das oficinas ofertadas pelo programa, visando à diminuição da agressividade e violência entre crianças e adolescentes no Bairro Colina Verde no município de Teixeira de Freitas. Apresenta o tema do esporte como intervenção social. Reconhece que o esporte minimiza a agressividade e a violência no âmbito escolar e extraescolar. Permite entender a importância do funcionamento do “Projeto Educar para Crescer através do Esporte”. Destaca a importância das oficinas do referido Projeto para o desenvolvimento sociocultural e educacional dos partícipes. Propõe que é necessária a ampliação do Projeto em outros bairros de mesma conotação social no município de Teixeira de Freitas, focando nos resultados das intervenções através das atividades esportivas, na minimização da agressividade e violência entre os pares. Metodologicamente, realizou-se um estudo exploratório bibliográfico e uma pesquisa de campo qualiquantitativa de natureza descritiva que permitiu a aplicação de entrevistas com questionários que também trouxeram relatos orais dos pais dos alunos que são integrantes do Projeto no Bairro Colina Verde. Como resultado da pesquisa observou-se que é grande a contribuição do “Projeto Educar para Crescer através do Esporte” para a formação e desenvolvimento sociocultural das crianças e adolescentes partícipes desse programa de práticas esportivas. Verificou-se que o Projeto exerce grande influência positiva nas escolas em que os alunos estudam, em seus lares e na sociedade como um todo. Há o desenvolvimento de uma nova racionalidade sociocultural através desse Projeto que traz uma oferta de oficinas esportivas como o xadrez, futsal e futebol de campo, jiu jitsu, capoeira e ainda, leitura, em busca de transformação e mudança de paradigmas, quanto à postura dos pais, escola, sociedade diante dos problemas relacionados à agressividade e violência que permeiam a vida das crianças e adolescentes sobrevindos da vulnerabilidade das suas vidas em bairros periféricos. De acordo com os resultados das pesquisas com os pais dos alunos que participam do Projeto, eles reconheceram que os seus filhos foram bstante beneficiados em seu desenvolvimento educacional, mental e psíquico, pois estão mais calmos, alegres, tranquilos, estudam mais, melhoraram o rendimento escolar – o que foi admitido pelos professores –, fizeram novos amigos na associação, não saem mais à rua para brincar com frequência, estão menos nervosos e agressivos, pois aprenderam valores e princípios morais, como o respeito, espírito esportivo e ainda aprimoraram a leitura e o raciocínio lógico em sala de aula. Além disso, as atividades esportivas contribuíram para o seu melhor desenvolvimento físico e emocional. O trabalho em equipe e os benefícios da interação social entre as crianças são melhor vistos através do esporte.pt_BR
dc.subjectEsporte. Lei 8.069/90. Relevância sociocultural. Criança e Adolescente. Projeto Educar para Crescer.pt_BR
dc.titleTEORIZANDO O ESPORTE COMO INTERVENÇÃO SOCIAL FRENTE À LEI 8.069/90: O CASO DO PROJETO “EDUCAR PARA CRESCER”pt_BR


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