• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE INTERDISCIPLINARIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (1.454Mb)
Fecha
2019-03-01
Autor
MARVILA, NILZIANE
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Este estudo teve como objetivo compreender os desafios que tangem a inserção da Educação Ambiental no ambiente escolar e o seu processo de interdisciplinaridade. Para a pesquisa foram analisadas duas escolas polo: a EMEIEF de Jaqueira “Bery Barreto de Araújo” e a EMEIEF “Vilmo Ornelas Sarlo”. Os sujeitos da pesquisa foram professores que atuam no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, no município de Presidente Kennedy, Espírito Santo. O referencial teórico teve como base autores da área de Educação Ambiental, bem como articulistas e pesquisadores que abordam metodologias. Com característica de pesquisa qualitativa apresentou como principal instrumento de coleta de dados o questionário aberto, em que os pesquisados tiveram a possibilidade de percorrer o tema proposto, sem respostas ou categorias preestabelecidas. Percebeu-se por intermédio dos questionários que os professores participantes da pesquisa demonstraram limitações, em algumas situações de promover a interdisciplinaridade. Foi observado também que Educação Ambiental, ainda hoje, enfrenta alguns desafios como a questão do currículo, a falta de apoio da escola, os materiais didáticos e a falta de formação. Elaborou-se, portanto, uma cartilha de orientação para os educadores, com práticas metodológicas interdisciplinares, baseada na realidade dos alunos e do município de Presidente Kennedy, com o tema Água. Dessa maneira, possibilitou-se uma proposta interdisciplinar eficaz, aproximando os alunos da vida real, estimulando a responsabilidade dos indivíduos acerca da preservação do planeta, estimulando mudanças de hábitos e valores dos educandos em prol do meio ambiente.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1043
Colecciones
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias