EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE INTERDISCIPLINARIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Abstract
Este estudo teve como objetivo compreender os desafios que tangem a inserção da
Educação Ambiental no ambiente escolar e o seu processo de interdisciplinaridade.
Para a pesquisa foram analisadas duas escolas polo: a EMEIEF de Jaqueira “Bery
Barreto de Araújo” e a EMEIEF “Vilmo Ornelas Sarlo”. Os sujeitos da pesquisa foram
professores que atuam no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, no município de
Presidente Kennedy, Espírito Santo. O referencial teórico teve como base autores da
área de Educação Ambiental, bem como articulistas e pesquisadores que abordam
metodologias. Com característica de pesquisa qualitativa apresentou como principal
instrumento de coleta de dados o questionário aberto, em que os pesquisados
tiveram a possibilidade de percorrer o tema proposto, sem respostas ou categorias
preestabelecidas. Percebeu-se por intermédio dos questionários que os professores
participantes da pesquisa demonstraram limitações, em algumas situações de
promover a interdisciplinaridade. Foi observado também que Educação Ambiental,
ainda hoje, enfrenta alguns desafios como a questão do currículo, a falta de apoio da
escola, os materiais didáticos e a falta de formação. Elaborou-se, portanto, uma
cartilha de orientação para os educadores, com práticas metodológicas
interdisciplinares, baseada na realidade dos alunos e do município de Presidente
Kennedy, com o tema Água. Dessa maneira, possibilitou-se uma proposta
interdisciplinar eficaz, aproximando os alunos da vida real, estimulando a
responsabilidade dos indivíduos acerca da preservação do planeta, estimulando
mudanças de hábitos e valores dos educandos em prol do meio ambiente.