Show simple item record

dc.contributor.authorMARVILA, NILZIANE
dc.date.accessioned2021-09-30T18:40:29Z
dc.date.available2021-09-30T18:40:29Z
dc.date.issued2019-03-01
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1043
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo compreender os desafios que tangem a inserção da Educação Ambiental no ambiente escolar e o seu processo de interdisciplinaridade. Para a pesquisa foram analisadas duas escolas polo: a EMEIEF de Jaqueira “Bery Barreto de Araújo” e a EMEIEF “Vilmo Ornelas Sarlo”. Os sujeitos da pesquisa foram professores que atuam no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, no município de Presidente Kennedy, Espírito Santo. O referencial teórico teve como base autores da área de Educação Ambiental, bem como articulistas e pesquisadores que abordam metodologias. Com característica de pesquisa qualitativa apresentou como principal instrumento de coleta de dados o questionário aberto, em que os pesquisados tiveram a possibilidade de percorrer o tema proposto, sem respostas ou categorias preestabelecidas. Percebeu-se por intermédio dos questionários que os professores participantes da pesquisa demonstraram limitações, em algumas situações de promover a interdisciplinaridade. Foi observado também que Educação Ambiental, ainda hoje, enfrenta alguns desafios como a questão do currículo, a falta de apoio da escola, os materiais didáticos e a falta de formação. Elaborou-se, portanto, uma cartilha de orientação para os educadores, com práticas metodológicas interdisciplinares, baseada na realidade dos alunos e do município de Presidente Kennedy, com o tema Água. Dessa maneira, possibilitou-se uma proposta interdisciplinar eficaz, aproximando os alunos da vida real, estimulando a responsabilidade dos indivíduos acerca da preservação do planeta, estimulando mudanças de hábitos e valores dos educandos em prol do meio ambiente.pt_BR
dc.subjectEducação Ambiental. Interdisciplinaridade. Hábitos. Valorespt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE INTERDISCIPLINARIDADE NO AMBIENTE ESCOLARpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record