• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (931.8Kb)
Date
2018-11-23
Author
BRAVIM, MARIA
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo investigar como as práticas pedagógicas aplicadas pelos professores de 1° ao 5° ano, de uma escola da rede municipal de ensino de Serra-ES tem contribuído para a formação de leitores críticos. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, com base em análises de observações das metodologias pedagógicas utilizadas pelos professores e também nas percepções desses sujeitos obtidas por questionários e observações individuais. O estudo está fundamentado nos estudos de Freire (1989), Veigas (2017) e Ferreiro (1999), teorias que versam sobre a importância da leitura para a formação de cidadãos críticos, seus métodos e conceitos e na figura do professor mediador do processo de ensino aprendizagem de leitura, como Silva (1991), Kleiman (1998) e Geraldi (2003). Os resultados mostraram que as práticas de leituras observadas podem ou não ser eficazes na contribuição da formação de leitores críticos, variando conforme a metodologia de cada professor e a forma com que o aluno recebe e se interessa pela leitura.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1040
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback