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dc.contributor.authorBRAVIM, MARIA
dc.date.accessioned2021-09-30T18:33:12Z
dc.date.available2021-09-30T18:33:12Z
dc.date.issued2018-11-23
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1040
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo investigar como as práticas pedagógicas aplicadas pelos professores de 1° ao 5° ano, de uma escola da rede municipal de ensino de Serra-ES tem contribuído para a formação de leitores críticos. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, com base em análises de observações das metodologias pedagógicas utilizadas pelos professores e também nas percepções desses sujeitos obtidas por questionários e observações individuais. O estudo está fundamentado nos estudos de Freire (1989), Veigas (2017) e Ferreiro (1999), teorias que versam sobre a importância da leitura para a formação de cidadãos críticos, seus métodos e conceitos e na figura do professor mediador do processo de ensino aprendizagem de leitura, como Silva (1991), Kleiman (1998) e Geraldi (2003). Os resultados mostraram que as práticas de leituras observadas podem ou não ser eficazes na contribuição da formação de leitores críticos, variando conforme a metodologia de cada professor e a forma com que o aluno recebe e se interessa pela leitura.pt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem. Ensino da leitura e escrita. Formação do leitor crítico. Séries Iniciais.pt_BR
dc.titleFORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTALpt_BR


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