dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo investigar como as práticas pedagógicas aplicadas
pelos professores de 1° ao 5° ano, de uma escola da rede municipal de ensino de
Serra-ES tem contribuído para a formação de leitores críticos. Trata-se de uma
pesquisa de caráter qualitativo, com base em análises de observações das
metodologias pedagógicas utilizadas pelos professores e também nas percepções
desses sujeitos obtidas por questionários e observações individuais. O estudo está
fundamentado nos estudos de Freire (1989), Veigas (2017) e Ferreiro (1999), teorias
que versam sobre a importância da leitura para a formação de cidadãos críticos, seus
métodos e conceitos e na figura do professor mediador do processo de ensino
aprendizagem de leitura, como Silva (1991), Kleiman (1998) e Geraldi (2003). Os
resultados mostraram que as práticas de leituras observadas podem ou não ser
eficazes na contribuição da formação de leitores críticos, variando conforme a
metodologia de cada professor e a forma com que o aluno recebe e se interessa pela
leitura. | pt_BR |