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JOGOS E BRINCADEIRAS DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

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Dissertação de Mestrado (1.144Mb)
Fecha
2019-05-24
Autor
LYRIO, LUCIANO
Metadatos
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Resumen
A presente pesquisa tem como objetivo discutir o ensino sobre a cultura afro-brasileira por meio de jogos de origem africana na educação básica em uma escola do município de São Mateus/ES. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi fundamental fazer um levantamento histórico sobre a cultura afro-brasileira, de forma a se observar se está havendo o cumprimento das Leis 11.645/08 e 7.723/04, entender como a disciplina de Educação Física pode contribuir de forma lúdica com o ensino da cultura afro brasileira e a interdisciplinaridade no processo educativo no Centro Educacional Santa Clara. O estudo se constitui num referencial teórico sobre o tema e estudo de caso desenvolvido durante estágio na escola acima citada. Para o desenvolvimento e conclusão desse trabalho foi fundamental fazer o planejamento das aulas tornando os jogos de origem africana atrativos aos alunos respeitando os padrões impostos pelos pais. Foi feito um folder para a conscientização dos pais dos alunos sobre a importância da inserção da cultura afro-brasileira na disciplina de Educação Física. Foi possível ainda comprovar que por meio dessa atividade desenvolvida houve o cumprimento das Leis 11.645/08 e 7.723/04, assim, como da proposta curricular do município, que obriga o tratamento da cultura afro-brasileira na educação básica: a aplicação deste projeto nas aulas de educação física contribuiu para que a lei que trata da cultura fosse aplicada e de certa forma cumprida não na integra, mas o suficiente para que seja desenvolvida futuramente.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1037
Colecciones
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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