JOGOS E BRINCADEIRAS DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo discutir o ensino sobre a cultura afro-brasileira
por meio de jogos de origem africana na educação básica em uma escola do município
de São Mateus/ES. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi fundamental fazer um
levantamento histórico sobre a cultura afro-brasileira, de forma a se observar se está
havendo o cumprimento das Leis 11.645/08 e 7.723/04, entender como a disciplina
de Educação Física pode contribuir de forma lúdica com o ensino da cultura afro brasileira e a interdisciplinaridade no processo educativo no Centro Educacional Santa
Clara. O estudo se constitui num referencial teórico sobre o tema e estudo de caso
desenvolvido durante estágio na escola acima citada. Para o desenvolvimento e
conclusão desse trabalho foi fundamental fazer o planejamento das aulas tornando os
jogos de origem africana atrativos aos alunos respeitando os padrões impostos pelos
pais. Foi feito um folder para a conscientização dos pais dos alunos sobre a
importância da inserção da cultura afro-brasileira na disciplina de Educação Física.
Foi possível ainda comprovar que por meio dessa atividade desenvolvida houve o
cumprimento das Leis 11.645/08 e 7.723/04, assim, como da proposta curricular do
município, que obriga o tratamento da cultura afro-brasileira na educação básica: a
aplicação deste projeto nas aulas de educação física contribuiu para que a lei que
trata da cultura fosse aplicada e de certa forma cumprida não na integra, mas o
suficiente para que seja desenvolvida futuramente.