Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFERREIRA, LEIDRYANA
dc.date.accessioned2021-09-30T18:13:52Z
dc.date.available2021-09-30T18:13:52Z
dc.date.issued2019-02-28
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1036
dc.description.abstractEsta dissertação abordou como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Infantil tem influenciado nas práticas pedagógicas dos professores que atuam na pré-escola, com crianças de quatro (4) a cinco (5) anos, do município de Presidente Kennedy, localizado no sul do Estado do Espírito Santo. Para isso, fundamentou a investigação com a BNCC e o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI). Teve apoio de algumas dissertações de Mestrado que abordam o tema em questão e buscou dialogar com alguns autores como Freire (1996), Kramer (2002), Alves (2015) e Garcia (2005). Em seguida, foram descritas as representações que os professores pesquisados possuem da Base, considerando a introdução deste novo documento na prática pedagógica. Foi aplicado um questionário para os profissionais que atuam na pré-escola da rede municipal de ensino do município pesquisado. Com base nas respostas coletadas foi realizada uma análise dos dados. Por fim, as considerações finais expuseram que os educadores de Presidente Kennedy esperam que, em pesquisas futuras, os órgãos competentes e pesquisadores da educação reflitam e considerem a realidade vivenciada (por alunos e professores de cada modalidade de ensino e município), antes de construírem, modificarem ou implantarem uma nova diretriz curricular. Isso poderá permitir que a teoria e a prática pedagógica se complementem e completem, gerando qualidade e inovação no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados demonstraram que os professores que atuavam na pré-escola, no período em que a pesquisa ocorreu, estão engajados para que o município alcance resultados melhores que os atuais no que se refere à implantação da BNCC na prática pedagógicapt_BR
dc.subjectBNCC. Pré-escola. Práticas pedagógicas. Educação Infantil.pt_BR
dc.titleDIRETRIZES CURRICULARES: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY – ESPÍRITO SANTOpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples