• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

DIRETRIZES CURRICULARES: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY – ESPÍRITO SANTO

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (812.0Kb)
Fecha
2019-02-28
Autor
FERREIRA, LEIDRYANA
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Esta dissertação abordou como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Infantil tem influenciado nas práticas pedagógicas dos professores que atuam na pré-escola, com crianças de quatro (4) a cinco (5) anos, do município de Presidente Kennedy, localizado no sul do Estado do Espírito Santo. Para isso, fundamentou a investigação com a BNCC e o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI). Teve apoio de algumas dissertações de Mestrado que abordam o tema em questão e buscou dialogar com alguns autores como Freire (1996), Kramer (2002), Alves (2015) e Garcia (2005). Em seguida, foram descritas as representações que os professores pesquisados possuem da Base, considerando a introdução deste novo documento na prática pedagógica. Foi aplicado um questionário para os profissionais que atuam na pré-escola da rede municipal de ensino do município pesquisado. Com base nas respostas coletadas foi realizada uma análise dos dados. Por fim, as considerações finais expuseram que os educadores de Presidente Kennedy esperam que, em pesquisas futuras, os órgãos competentes e pesquisadores da educação reflitam e considerem a realidade vivenciada (por alunos e professores de cada modalidade de ensino e município), antes de construírem, modificarem ou implantarem uma nova diretriz curricular. Isso poderá permitir que a teoria e a prática pedagógica se complementem e completem, gerando qualidade e inovação no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados demonstraram que os professores que atuavam na pré-escola, no período em que a pesquisa ocorreu, estão engajados para que o município alcance resultados melhores que os atuais no que se refere à implantação da BNCC na prática pedagógica
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1036
Colecciones
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias