DIRETRIZES CURRICULARES: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY – ESPÍRITO SANTO
Abstract
Esta dissertação abordou como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na
Educação Infantil tem influenciado nas práticas pedagógicas dos professores que
atuam na pré-escola, com crianças de quatro (4) a cinco (5) anos, do município de
Presidente Kennedy, localizado no sul do Estado do Espírito Santo. Para isso,
fundamentou a investigação com a BNCC e o Referencial Curricular Nacional da
Educação Infantil (RCNEI). Teve apoio de algumas dissertações de Mestrado que
abordam o tema em questão e buscou dialogar com alguns autores como Freire
(1996), Kramer (2002), Alves (2015) e Garcia (2005). Em seguida, foram descritas as
representações que os professores pesquisados possuem da Base, considerando a
introdução deste novo documento na prática pedagógica. Foi aplicado um
questionário para os profissionais que atuam na pré-escola da rede municipal de
ensino do município pesquisado. Com base nas respostas coletadas foi realizada uma
análise dos dados. Por fim, as considerações finais expuseram que os educadores de
Presidente Kennedy esperam que, em pesquisas futuras, os órgãos competentes e
pesquisadores da educação reflitam e considerem a realidade vivenciada (por alunos
e professores de cada modalidade de ensino e município), antes de construírem,
modificarem ou implantarem uma nova diretriz curricular. Isso poderá permitir que a
teoria e a prática pedagógica se complementem e completem, gerando qualidade e
inovação no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados demonstraram que os
professores que atuavam na pré-escola, no período em que a pesquisa ocorreu, estão
engajados para que o município alcance resultados melhores que os atuais no que se
refere à implantação da BNCC na prática pedagógica