Mostrar el registro sencillo del ítem
A HORTA COMO RECURSO DIDÁTICO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
dc.contributor.author | MARVILA, LARISSA | |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T18:11:35Z | |
dc.date.available | 2021-09-30T18:11:35Z | |
dc.date.issued | 2019-03-30 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1035 | |
dc.description.abstract | Pesquisou-se sobre a horta utilizada como recurso didático para proporcionar o desenvolvimento da consciência ambiental, na Educação Infantil. Foi realizado um projeto com 18 crianças do maternal 2, de três (3) a quatro (4) anos de idade. Consistiu em aulas práticas para a implementação de uma horta escolar, em todas as etapas contando com a participação ativa das crianças, que foram estimuladas a assumir responsabilidades e praticar cuidados diários com plantio, cultivo e colheita dos alimentos produzidos. Para tanto, buscou-se conciliar os conhecimentos prévios e os adquiridos nas aulas práticas. Nesse sentido, houve a intenção de desenvolver a consciência ambiental na formação dos educandos e de sensibilizar as crianças a buscarem valores que conduzam à preservação e ao cuidado com o meio ambiente. Utilizou-se da metodologia de abordagem qualitativa, descritiva, também é classificada como pesquisa de intervenção. Para alcançar os objetivos propostos, o estudo baseou-se nos princípios da Educação Ambiental expressos no artigo 4° da Lei nº 9.794 de abril 1999 e nos autores Vygotsky (1984, 1997), Gírio (2010), Ribeiro e Silva (2013), Brougère (2010). Assim, a análise pautou-se nas conexões entre as atividades da horta e os princípios da Educação Ambiental, a fim de verificar como o projeto horta escolar contribuiu para o desenvolvimento da consciência ambiental das crianças. Os pais ou responsáveis pelos alunos foram entrevistados com o intuito de verificar a opinião deles sobre a aprendizagem das crianças, por meio das mudanças comportamentais e formação de hábitos saudáveis. Os resultados apontaram que as atividades pedagógicas e as práticas das mesmas no cultivo de hortaliças e a utilização delas na merenda escolar contribuíram para adquirir hábitos saudáveis e o desenvolvimento da consciência ambiental. | pt_BR |
dc.subject | Horta Escolar. Educação Ambiental. Educação Infantil. | pt_BR |
dc.title | A HORTA COMO RECURSO DIDÁTICO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |