Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPOLIDORO, GISLAINE
dc.date.accessioned2021-09-30T18:01:24Z
dc.date.available2021-09-30T18:01:24Z
dc.date.issued2019-10-29
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1032
dc.description.abstractObjetiva compreender a oferta e a organização da modalidade de Educação Especial em uma escola do campo da Rede Municipal de Ensino no município de Colatina-ES. Apresenta como objetivos específicos: Identificar as práticas desenvolvidas na escola para promover o desempenho dos alunos público ao da Educação Especial e conhecer a oferta e a organização da educação especial na escola do campo. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, de investigação de natureza descritiva. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre a interface entre educação especial e educação do campo no Estado do Espírito Santo e para a produção dos dados empíricos foi desenvolvida uma entrevista com a professora responsável pelas ações da Educação Especial na escola. As relações entre educação especial e educação do campo mostraram a existência de políticas públicas educacionais nas duas áreas. Percebe-se que tais políticas garantem o acesso aos alunos público-alvo da educação especial e reconhecem a educação especial nas escolas do campo, respeitando suas singularidades. Nos resultados, verificou-se que a deficiência intelectual é a deficiência de maior incidência no contexto investigativo. Quanto à oferta e à organização do atendimento educacional especializado, este é realizado de forma complementar à escolarização, mas reconhecendo as singularidades do funcionamento de uma escola rural. A construção do plano de atendimento individualizado e o desenvolvimento das ações pedagógicas em parceria com os demais professores envolvidos com o processo de inclusão escolar dos alunos aponta para o envolvimento da professora com o processo de identificação e diagnóstico dos alunos, a fim de reconhecer suas evoluções educacionais.pt_BR
dc.subjectEducação Especial. Educação do Campo. Atendimento Educacional Especializado.pt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO ESPECIAL NO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO EM COLATINA/ESpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples