EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO EM COLATINA/ES
Abstract
Objetiva compreender a oferta e a organização da modalidade de Educação
Especial em uma escola do campo da Rede Municipal de Ensino no município de
Colatina-ES. Apresenta como objetivos específicos: Identificar as práticas
desenvolvidas na escola para promover o desempenho dos alunos público ao da
Educação Especial e conhecer a oferta e a organização da educação especial na
escola do campo. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, de
investigação de natureza descritiva. Para tanto, realizou-se uma revisão
bibliográfica sobre a interface entre educação especial e educação do campo no
Estado do Espírito Santo e para a produção dos dados empíricos foi desenvolvida
uma entrevista com a professora responsável pelas ações da Educação Especial
na escola. As relações entre educação especial e educação do campo mostraram
a existência de políticas públicas educacionais nas duas áreas. Percebe-se que
tais políticas garantem o acesso aos alunos público-alvo da educação especial e
reconhecem a educação especial nas escolas do campo, respeitando suas
singularidades. Nos resultados, verificou-se que a deficiência intelectual é a
deficiência de maior incidência no contexto investigativo. Quanto à oferta e à
organização do atendimento educacional especializado, este é realizado de forma
complementar à escolarização, mas reconhecendo as singularidades do
funcionamento de uma escola rural. A construção do plano de atendimento
individualizado e o desenvolvimento das ações pedagógicas em parceria com os
demais professores envolvidos com o processo de inclusão escolar dos alunos
aponta para o envolvimento da professora com o processo de identificação e
diagnóstico dos alunos, a fim de reconhecer suas evoluções educacionais.