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EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO EM COLATINA/ES

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Dissertação de Mestrado (752.6Kb)
Data
2019-10-29
Autor
POLIDORO, GISLAINE
Metadata
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Resumo
Objetiva compreender a oferta e a organização da modalidade de Educação Especial em uma escola do campo da Rede Municipal de Ensino no município de Colatina-ES. Apresenta como objetivos específicos: Identificar as práticas desenvolvidas na escola para promover o desempenho dos alunos público ao da Educação Especial e conhecer a oferta e a organização da educação especial na escola do campo. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, de investigação de natureza descritiva. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre a interface entre educação especial e educação do campo no Estado do Espírito Santo e para a produção dos dados empíricos foi desenvolvida uma entrevista com a professora responsável pelas ações da Educação Especial na escola. As relações entre educação especial e educação do campo mostraram a existência de políticas públicas educacionais nas duas áreas. Percebe-se que tais políticas garantem o acesso aos alunos público-alvo da educação especial e reconhecem a educação especial nas escolas do campo, respeitando suas singularidades. Nos resultados, verificou-se que a deficiência intelectual é a deficiência de maior incidência no contexto investigativo. Quanto à oferta e à organização do atendimento educacional especializado, este é realizado de forma complementar à escolarização, mas reconhecendo as singularidades do funcionamento de uma escola rural. A construção do plano de atendimento individualizado e o desenvolvimento das ações pedagógicas em parceria com os demais professores envolvidos com o processo de inclusão escolar dos alunos aponta para o envolvimento da professora com o processo de identificação e diagnóstico dos alunos, a fim de reconhecer suas evoluções educacionais.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1032
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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