Mostrar el registro sencillo del ítem
EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO EM COLATINA/ES
dc.contributor.author | POLIDORO, GISLAINE | |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T18:01:24Z | |
dc.date.available | 2021-09-30T18:01:24Z | |
dc.date.issued | 2019-10-29 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1032 | |
dc.description.abstract | Objetiva compreender a oferta e a organização da modalidade de Educação Especial em uma escola do campo da Rede Municipal de Ensino no município de Colatina-ES. Apresenta como objetivos específicos: Identificar as práticas desenvolvidas na escola para promover o desempenho dos alunos público ao da Educação Especial e conhecer a oferta e a organização da educação especial na escola do campo. A abordagem metodológica adotada é qualitativa, de investigação de natureza descritiva. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre a interface entre educação especial e educação do campo no Estado do Espírito Santo e para a produção dos dados empíricos foi desenvolvida uma entrevista com a professora responsável pelas ações da Educação Especial na escola. As relações entre educação especial e educação do campo mostraram a existência de políticas públicas educacionais nas duas áreas. Percebe-se que tais políticas garantem o acesso aos alunos público-alvo da educação especial e reconhecem a educação especial nas escolas do campo, respeitando suas singularidades. Nos resultados, verificou-se que a deficiência intelectual é a deficiência de maior incidência no contexto investigativo. Quanto à oferta e à organização do atendimento educacional especializado, este é realizado de forma complementar à escolarização, mas reconhecendo as singularidades do funcionamento de uma escola rural. A construção do plano de atendimento individualizado e o desenvolvimento das ações pedagógicas em parceria com os demais professores envolvidos com o processo de inclusão escolar dos alunos aponta para o envolvimento da professora com o processo de identificação e diagnóstico dos alunos, a fim de reconhecer suas evoluções educacionais. | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial. Educação do Campo. Atendimento Educacional Especializado. | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO EM COLATINA/ES | pt_BR |