LUTA CORPORAL INDÍGENA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO HUKA HUKA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Abstract
O trabalho com a temática Lutas de Matriz Indígena: possibilidades pedagógicas na
educação física escolar consta nos documentos norteadores, como a base nacional
curricular comum e no currículo de São Mateus. Através da análise do discurso da
professora da rede municipal que leciona exclusivamente no ensino fundamental,
anos iniciais, foi possível compreender os desafios de desenvolver tal conteúdo, e
através da problemática nos motivou a realizar a pesquisa no intuito de organizar uma
formação continuada em serviço com enfoque na prática pedagógica e na avaliação
escolar. Para isso, investigamos os principais documentos curriculares que norteiam
esse componente curricular em diálogo estabelecido entre esses vários autores
acerca da Educação Física e das Lutas Corporais com especificidade da cultura
indígena da região do Alto Xingu, redigiu-se um trabalho em que é feita a análise do
conteúdo com apontamentos ao trabalho pedagógico e aos aspectos culturais. Os
argumentos levaram em conta o fato de que os professores de Educação Física
encontram dificuldades em desenvolver o conteúdo de Lutas Corporais. Esse discurso
dos professores atribui responsabilidade aos cursos de formação inicial. Realizou-se
um resgate histórico acerca do surgimento, do desenvolvimento das Lutas Corporais
e a história dos índios no Brasil com destaque a tribo do Alto Xingu na especificidade
da Luta Corporal, Huka Huka. Com lócus da pesquisa selecionou-se uma instituição
dos anos iniciais do ensino fundamental de tempo integral da rede municipal de
educação, foi realizado uma entrevista prévia com a professora de Educação Física,
para assim organizar uma formação continuada em serviço. Desta forma, com a
produção de dados e os resultados obtidos com a prática pedagógica, foi possível
construir uma proposta de sistematização do conteúdo Lutas Corporais que atenda os
anos iniciais do ensino fundamental.