• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

LUTA CORPORAL INDÍGENA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DO HUKA HUKA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (1.093Mb)
Fecha
2019-09-05
Autor
FELIPE, DIONNY
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O trabalho com a temática Lutas de Matriz Indígena: possibilidades pedagógicas na educação física escolar consta nos documentos norteadores, como a base nacional curricular comum e no currículo de São Mateus. Através da análise do discurso da professora da rede municipal que leciona exclusivamente no ensino fundamental, anos iniciais, foi possível compreender os desafios de desenvolver tal conteúdo, e através da problemática nos motivou a realizar a pesquisa no intuito de organizar uma formação continuada em serviço com enfoque na prática pedagógica e na avaliação escolar. Para isso, investigamos os principais documentos curriculares que norteiam esse componente curricular em diálogo estabelecido entre esses vários autores acerca da Educação Física e das Lutas Corporais com especificidade da cultura indígena da região do Alto Xingu, redigiu-se um trabalho em que é feita a análise do conteúdo com apontamentos ao trabalho pedagógico e aos aspectos culturais. Os argumentos levaram em conta o fato de que os professores de Educação Física encontram dificuldades em desenvolver o conteúdo de Lutas Corporais. Esse discurso dos professores atribui responsabilidade aos cursos de formação inicial. Realizou-se um resgate histórico acerca do surgimento, do desenvolvimento das Lutas Corporais e a história dos índios no Brasil com destaque a tribo do Alto Xingu na especificidade da Luta Corporal, Huka Huka. Com lócus da pesquisa selecionou-se uma instituição dos anos iniciais do ensino fundamental de tempo integral da rede municipal de educação, foi realizado uma entrevista prévia com a professora de Educação Física, para assim organizar uma formação continuada em serviço. Desta forma, com a produção de dados e os resultados obtidos com a prática pedagógica, foi possível construir uma proposta de sistematização do conteúdo Lutas Corporais que atenda os anos iniciais do ensino fundamental.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1030
Colecciones
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias