A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICA E FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Resumo
Quando exploramos a educação do professor da disciplina de Educação Física do
Ensino Fundamental, deparamo-nos com formações iniciais rasas e insuficientes
para o domínio do exercício da docência. Nas formações continuadas, há um
distanciamento da realidade escolar; professores admitem que não foram
devidamente formados em sua área de atuação o que afeta as práticas pedagógicas
em suas aulas. A presente pesquisa investiga de forma exploratória a formação
inicial e continuada dos professores de Educação Física do Ensino Fundamental de
uma escola do Município de Vila Velha e tem como objetivo contribuir para pensar
uma nova visão da formação inicial e continuada do professor de Educação Física
para trabalhar no Ensino Fundamental. A pesquisa de caráter qualitativo foi
realizada em campo, na escola Municipal Marina Barros do Céu, onde sete docentes
da instituição participaram de entrevista semiestruturada com quatro perguntas. A
partir das respostas dos docentes, há evidências de uma reformulação na
graduação, tendo em vista que levantaram a reflexão sobre a importância da
formação do professor de Educação Física escolar, suas implicações e
necessidades, por isso, como produto final dessa dissertação foi produzido uma
proposta de workshop com dinâmicas a serem trabalhadas de acordo com o
calendário escolar.