Mostrar el registro sencillo del ítem
DIFICULDADES COM A OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
dc.contributor.author | VIANA, ANDERLUCIO | |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T17:30:06Z | |
dc.date.available | 2021-09-30T17:30:06Z | |
dc.date.issued | 2019-06-14 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1026 | |
dc.description.abstract | Verificar as dificuldades dos alunos do sexto ano é estudo importante para que o professor em sala possa pensar em como intervir para que essa defasagem não se perpetue, além de poder promover uma ressignificação do ensino da matemática e de seus conceitos, trazendo-a para a realidade atual. O ensino da matemática deve propiciar aos alunos o desenvolvimento de algumas habilidades – como a percepção, a visualização, a identificação, a argumentação e o espírito investigativo- , as quais possibilitarão a eles que estabeleçam conexões entre essa disciplina e as demais áreas de conhecimento. A dissertação tem como objetivo conhecer as dificuldades com a operação aritmética da multiplicação de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Pretende-se na presente dissertação verificar as dificuldades dos alunos com a operação multiplicação, com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública ou privada do município de São Mateus – ES. A pesquisa foi realizada na EEEFM Nestor Gomes na turma do 6º ano do Ensino Fundamental II, no município de São Mateus ES. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas: a primeira constituiu por inserção do pesquisador no contexto escolar aproximando-o aos alunos, onde utilizou questionário para diagnosticar os conhecimentos eo desenvolvimento dos alunos. A segunda etapa constituiu da aplicação de atividade lúdica; um jogo matemático que envolve a multiplicação. O trabalho resultou na conclusão de que existem muitos fatores que contribuem para que alguns alunos tenham dificuldades na realização das operações básicas, bem como a leitura e interpretação da linguagem matemática, porém foi notório que a forma e a metodologia utilizada no presente trabalho trouxe resultados positivos em relação à aprendizagem da multiplicação de números naturais. | pt_BR |
dc.subject | : Multiplicação. Métodos. Didáticas. Engenharia. Matemática. Resultados | pt_BR |
dc.title | DIFICULDADES COM A OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |