• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

DIFICULDADES COM A OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (656.1Kb)
Date
2019-06-14
Author
VIANA, ANDERLUCIO
Metadata
Show full item record
Abstract
Verificar as dificuldades dos alunos do sexto ano é estudo importante para que o professor em sala possa pensar em como intervir para que essa defasagem não se perpetue, além de poder promover uma ressignificação do ensino da matemática e de seus conceitos, trazendo-a para a realidade atual. O ensino da matemática deve propiciar aos alunos o desenvolvimento de algumas habilidades – como a percepção, a visualização, a identificação, a argumentação e o espírito investigativo- , as quais possibilitarão a eles que estabeleçam conexões entre essa disciplina e as demais áreas de conhecimento. A dissertação tem como objetivo conhecer as dificuldades com a operação aritmética da multiplicação de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Pretende-se na presente dissertação verificar as dificuldades dos alunos com a operação multiplicação, com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública ou privada do município de São Mateus – ES. A pesquisa foi realizada na EEEFM Nestor Gomes na turma do 6º ano do Ensino Fundamental II, no município de São Mateus ES. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas: a primeira constituiu por inserção do pesquisador no contexto escolar aproximando-o aos alunos, onde utilizou questionário para diagnosticar os conhecimentos eo desenvolvimento dos alunos. A segunda etapa constituiu da aplicação de atividade lúdica; um jogo matemático que envolve a multiplicação. O trabalho resultou na conclusão de que existem muitos fatores que contribuem para que alguns alunos tenham dificuldades na realização das operações básicas, bem como a leitura e interpretação da linguagem matemática, porém foi notório que a forma e a metodologia utilizada no presente trabalho trouxe resultados positivos em relação à aprendizagem da multiplicação de números naturais.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1026
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback