DIFICULDADES COM A OPERAÇÃO DE MULTIPLICAÇÃO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Verificar as dificuldades dos alunos do sexto ano é estudo importante para que o
professor em sala possa pensar em como intervir para que essa defasagem não se
perpetue, além de poder promover uma ressignificação do ensino da matemática e
de seus conceitos, trazendo-a para a realidade atual. O ensino da matemática deve
propiciar aos alunos o desenvolvimento de algumas habilidades – como a
percepção, a visualização, a identificação, a argumentação e o espírito investigativo-
, as quais possibilitarão a eles que estabeleçam conexões entre essa disciplina e as
demais áreas de conhecimento. A dissertação tem como objetivo conhecer as
dificuldades com a operação aritmética da multiplicação de alunos do 6º ano do
Ensino Fundamental. Pretende-se na presente dissertação verificar as dificuldades
dos alunos com a operação multiplicação, com alunos do 6º ano do ensino
fundamental de uma escola pública ou privada do município de São Mateus – ES. A
pesquisa foi realizada na EEEFM Nestor Gomes na turma do 6º ano do Ensino
Fundamental II, no município de São Mateus ES. O trabalho foi desenvolvido em
duas etapas: a primeira constituiu por inserção do pesquisador no contexto escolar
aproximando-o aos alunos, onde utilizou questionário para diagnosticar os
conhecimentos eo desenvolvimento dos alunos. A segunda etapa constituiu da
aplicação de atividade lúdica; um jogo matemático que envolve a multiplicação. O
trabalho resultou na conclusão de que existem muitos fatores que contribuem para
que alguns alunos tenham dificuldades na realização das operações básicas, bem
como a leitura e interpretação da linguagem matemática, porém foi notório que a
forma e a metodologia utilizada no presente trabalho trouxe resultados positivos em
relação à aprendizagem da multiplicação de números naturais.