EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A CULTURA PARA A SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL MAGDALENA PISA EM ITAIPAVA / ITAPEMIRIM-ES
Abstract
A pesquisa buscou compreender o papel da Educação Ambiental na transformação
do modo de ser, de perceber, de agir e de produzir conhecimentos acerca da
sustentabilidade para compreender os problemas socioambientais que a sociedade
enfrenta. Ao problematizar o papel da Educação Ambiental (EA), como veículo
transformador de opiniões e ações, buscamos refletir, com os sujeitos dessa
pesquisa, alunos 5º ano V01 do Ensino Fundamental I da Escola Municipal de
Ensino Infantil e Ensino Fundamental I “Magdalena Pisa” em Itaipava/Itapemirim-ES,
sobre o seu papel na construção da qualidade de vida em sociedade. Assim, esta
pesquisa teve como objetivo geral enfatizar os conceitos da EA crítica como os
alunos entendem e praticam a EA na referida escola. Nossa proposta foi
problematizar, junto com os alunos, os conceitos de Educação Ambiental, Cultura e
Sustentabilidade a partir de Loureiro (2010), Tristão (2012) e Reigota (2012).
Baseamos nossas reflexões em Quinjano (2005) para problematizar como esses
conceitos podem produzir intervenções que potencializem a prática educativa para
uma mudança que não dissocia o social do ambiental e que inclua a
sustentabilidade nas práticas educativas do seu cotidiano. Por meio de uma
abordagem qualitativa de natureza exploratória, descritiva e de intervenção (GIL,
2006), colhemos dados em rodas de conversas, aulas de campo, entrevistas e
questionários abertos, para destacar avanços nas formas de compreender o
ambiente por parte dos alunos. Como produto final foi elaborado um projeto
educativo pedagógico, em formato de caderno didático, contendo jogos e planos de
aulas sobre EA e a prática da sustentabilidade, o qual foi desenvolvido com alunos
do 5º ano V01 da Escola Municipal Magdalena Pisa em Itaipava Itapemirim.