• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A CULTURA PARA A SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL MAGDALENA PISA EM ITAIPAVA / ITAPEMIRIM-ES

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (1.416Mb)
Fecha
2019-11-30
Autor
SOARES, TIAGO
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A pesquisa buscou compreender o papel da Educação Ambiental na transformação do modo de ser, de perceber, de agir e de produzir conhecimentos acerca da sustentabilidade para compreender os problemas socioambientais que a sociedade enfrenta. Ao problematizar o papel da Educação Ambiental (EA), como veículo transformador de opiniões e ações, buscamos refletir, com os sujeitos dessa pesquisa, alunos 5º ano V01 do Ensino Fundamental I da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental I “Magdalena Pisa” em Itaipava/Itapemirim-ES, sobre o seu papel na construção da qualidade de vida em sociedade. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral enfatizar os conceitos da EA crítica como os alunos entendem e praticam a EA na referida escola. Nossa proposta foi problematizar, junto com os alunos, os conceitos de Educação Ambiental, Cultura e Sustentabilidade a partir de Loureiro (2010), Tristão (2012) e Reigota (2012). Baseamos nossas reflexões em Quinjano (2005) para problematizar como esses conceitos podem produzir intervenções que potencializem a prática educativa para uma mudança que não dissocia o social do ambiental e que inclua a sustentabilidade nas práticas educativas do seu cotidiano. Por meio de uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, descritiva e de intervenção (GIL, 2006), colhemos dados em rodas de conversas, aulas de campo, entrevistas e questionários abertos, para destacar avanços nas formas de compreender o ambiente por parte dos alunos. Como produto final foi elaborado um projeto educativo pedagógico, em formato de caderno didático, contendo jogos e planos de aulas sobre EA e a prática da sustentabilidade, o qual foi desenvolvido com alunos do 5º ano V01 da Escola Municipal Magdalena Pisa em Itaipava Itapemirim.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1019
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias