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dc.contributor.authorSILVA, ROSELI
dc.date.accessioned2021-09-30T14:24:16Z
dc.date.available2021-09-30T14:24:16Z
dc.date.issued2019-12-03
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1013
dc.description.abstractDesde o início da década de 70 o tema sustentabilidade e o termo Educação Ambiental (EA) tem surgido em publicações, tanto no âmbito de órgãos públicos quanto no cenário privado. Entretanto, ainda assim, percebe-se que poucos avanços chegaram a ocorrer de fato para tornar a sociedade atual mais sustentável. Observa se que uma das medidas para incluir a questão ambiental nos programas escolares é por meio do professor que, ao se capacitar nesta área, poderá desenvolver projetos e formar cidadãos mais conscientes e empenhados na preservação do meio ambiente. Ainda há um longo caminho a ser percorrido e iniciativas a serem trabalhadas. Esta dissertação caracteriza-se como um estudo de caso pertinente ao debate dessa temática e teve como objetivo compreender de que maneira a EA é abordada pelos professores no processo de ensino, no município de Presidente Kennedy, no Estado do Espírito Santo. Realizou-se o levantamento de dados qualitativos com a aplicação de um questionário e foram realizadas observações das aulas dos docentes de forma interdisciplinar, em que foi possível analisar a união e a abordagem da teoria com a prática dos docentes, em relação à EA. Para isso, o questionário citado foi aplicado para 20 docentes do quadro efetivo e contratados da escola polo EMEIEF de Jaqueira “Bery Barreto de Araújo”, uma escola da rede pública do município de Presidente Kennedy (ES). Objetivando verificar a compreensão do professor na dimensão social, econômica, humana e cultural neste tema, foram abordados como sujeitos desta pesquisa os professores e os estudantes do Ensino Fundamental II. A análise das respostas e das observações expostas nos discursos desses sujeitos, possibilitou constituir considerações sobre as práticas pedagógicas que se aplicam na instituição. A EA surge como ferramenta que contribui no processo de reconhecimento e de compreensão de pertencimento do homem em relação ao meio ambiente. Então, que a escola possa ser a ponte para aproximar os alunos dos hábitos de consciência ambiental na prática, estimulando ideias, valores e mudanças de hábitos, em benefício do meio ambiente e da preservação do planeta.pt_BR
dc.subjectEducação Ambiental. Meio Ambiente. Percepção ambiental. Preservação ambiental.pt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL IIpt_BR


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