EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA COMPREENSÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumen
Desde o início da década de 70 o tema sustentabilidade e o termo Educação
Ambiental (EA) tem surgido em publicações, tanto no âmbito de órgãos públicos
quanto no cenário privado. Entretanto, ainda assim, percebe-se que poucos avanços
chegaram a ocorrer de fato para tornar a sociedade atual mais sustentável. Observa se que uma das medidas para incluir a questão ambiental nos programas escolares é
por meio do professor que, ao se capacitar nesta área, poderá desenvolver projetos e
formar cidadãos mais conscientes e empenhados na preservação do meio ambiente.
Ainda há um longo caminho a ser percorrido e iniciativas a serem trabalhadas. Esta
dissertação caracteriza-se como um estudo de caso pertinente ao debate dessa
temática e teve como objetivo compreender de que maneira a EA é abordada pelos
professores no processo de ensino, no município de Presidente Kennedy, no Estado
do Espírito Santo. Realizou-se o levantamento de dados qualitativos com a aplicação
de um questionário e foram realizadas observações das aulas dos docentes de forma
interdisciplinar, em que foi possível analisar a união e a abordagem da teoria com a
prática dos docentes, em relação à EA. Para isso, o questionário citado foi aplicado
para 20 docentes do quadro efetivo e contratados da escola polo EMEIEF de Jaqueira
“Bery Barreto de Araújo”, uma escola da rede pública do município de Presidente
Kennedy (ES). Objetivando verificar a compreensão do professor na dimensão social,
econômica, humana e cultural neste tema, foram abordados como sujeitos desta
pesquisa os professores e os estudantes do Ensino Fundamental II. A análise das
respostas e das observações expostas nos discursos desses sujeitos, possibilitou
constituir considerações sobre as práticas pedagógicas que se aplicam na instituição.
A EA surge como ferramenta que contribui no processo de reconhecimento e de
compreensão de pertencimento do homem em relação ao meio ambiente. Então, que
a escola possa ser a ponte para aproximar os alunos dos hábitos de consciência
ambiental na prática, estimulando ideias, valores e mudanças de hábitos, em benefício
do meio ambiente e da preservação do planeta.
Colecciones
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROMOVENDO SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
SANTOS, Adriano Gomes; CSANTOS, Celso Faria dos; MARVILA, Cheila dos Santos; GOMES, Fernanda da Silva; CUNHA, Jaqueline da; GOMES, Jociele Moreira; RAMOS, Lázaro Saluci; TONON, Maria Aparecida Terra; BARRETO, Marilene da Silva Reis; SOUZA, Soraia Jordão (2020)Objective:The purpose of this review is to gather the bibliography that deals with environmental education as an alternative to improve the quality of life of the population. The review proposes an in-depth analysis of the ... -
MPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AOS PESCADORES DA COLÔNIA Z-24 NO MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA-BA
TORRES, JACKSON (2015-12-12)O estudo analisa questões relacionadas à gestão ambiental através de uma proposta de educação ambiental aos pescadores da Colônia Z-24 no Município de Alcobaça-BA, visando à diminuição dos impactos ambientais na ... -
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - UM NOVO AMBIENTE DE APRENDIZADO NOS MANGUEZAIS PIRAQUÊ-AÇÚ E PIRAQUÊ-MIRIM (ARACRUZ-ES).
BORTOLI, GIUCIRLENE (2015-05-19)Abordando o tema Educação Ambiental: um novo ambiente de aprendizado nos manguezais Piraquê-Açú e Piraquê-Mirim (Aracruz/ES), buscou-se verificar esta possibilidade com a prática pedagógica em campo, levando alunos ...