Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMONTEIRO, ROBERTA
dc.date.accessioned2021-09-30T14:14:33Z
dc.date.available2021-09-30T14:14:33Z
dc.date.issued2019-12-06
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1011
dc.description.abstractAs tecnologias digitais estão modificando a maneira como nos comportamos e, consequentemente, como aprendemos. Devido à necessidade que se tem, hoje, de inseri-las na educação, o método Mobile Learning propõe uma modalidade de ensino em que os dispositivos móveis se constituem em recursos (aplicativos) para a aprendizagem. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo investigar uma metodologia de apoio ao ensino do aluno com síndrome de down com foco na utilização do método Mobile Learning como ferramenta no processo de aprendizagem, considerando aspectos organizacionais, tecnológicos e metodológicos. A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo de caso, a partir de uma experiência realizada com um aluno do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Itapemirim. Os responsáveis, a diretora, a professora regente e a auxiliar responderam questionários semiestruturados que contribuíram para o enriquecimento da pesquisa. A aplicabilidade do método aconteceu de forma paulatina, em sala de aula, duas horas por dia, em dias alternados. O uso do aplicativo motivou o aluno a participar de forma ativa e feliz das aulas, demonstrando maior interesse na aprendizagem dos conteúdos e criticidade no processo de resolução das atividades propostas. Após análise dos resultados constatou-se que a modalidade Mobile Learning pode potencializar a alfabetização do público da educação especial e proporcionar uma aprendizagem prazerosa e mais rápida.pt_BR
dc.subjectMobile learning. Aprendizagem. Tecnologias.pt_BR
dc.titleUSO DA MODALIDADE MOBILE LEARNING NA ALFABETIZAÇÃO DE UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWNpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples