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ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS: UM OLHAR SOBRE A APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL EM ARACRUZ-ES

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Dissertação de Mestrado (7.260Mb)
Date
2019-11-30
Author
SANT’ANA, RENATA
Metadata
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Abstract
Esta dissertação objetiva discutir a gestão dos recursos do Programa Escola Acessível (PEA) nas escolas municipais de Aracruz contempladas no período de 2011 a 2017. Demonstra que o PEA tem como propósito oferecer às escolas a oportunidade de, com apoio técnico e financeiro, viabilizar as mudanças necessárias para um processo de inclusão plena. Destaca pesquisas realizadas recentemente sobre a educação inclusiva, mais especificamente aquelas que tratam da escola acessível, colocando-a como um direito de todos e explicando por que é um desafio para os gestores, além de percorrer registros sobre acessibilidade e aprendizagem. Indica os procedimentos metodológicos deste estudo, abarcando a pesquisa qualitativa, com abordagem teórica dos conceitos e teorias de educação inclusiva, fundamentando-se em autores como Maria Tereza Eglér Mantoan, Romeu Kasumi Sassaki, Maria Salete Fabio Aranh, entre outros. A pesquisa de campo, que além de explicar como os sujeitos da pesquisa administram os recursos oriundos do PEA, traz os ambientes da pesquisa e os materiais e métodos usados. Discorre sobre o que pensam os sujeitos da pesquisa a respeito da aplicabilidade dos recursos do PEA, quando se demonstra que a maioria dos gestores escolares é enfática em afirmar que os recursos financeiros são insuficientes para conseguir dar conta das demandas concernentes ao universo da acessibilidade. Assinala, por fim, via análise dos resultados, que o Programa Escola Acessível avança na perspectiva de construir uma escola acessível e inclusiva a todos, especialmente aos alunos da educação especial, mas os recursos destinados são insuficientes não só para atingir as metas e pretensões do referido programa, mas também para atender às expectativas dos gestores escolares e às necessidades das escolas municipais de Aracruz.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1007
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

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