dc.description.abstract | Esta dissertação objetiva discutir a gestão dos recursos do Programa Escola
Acessível (PEA) nas escolas municipais de Aracruz contempladas no período de 2011
a 2017. Demonstra que o PEA tem como propósito oferecer às escolas a oportunidade
de, com apoio técnico e financeiro, viabilizar as mudanças necessárias para um
processo de inclusão plena. Destaca pesquisas realizadas recentemente sobre a
educação inclusiva, mais especificamente aquelas que tratam da escola acessível,
colocando-a como um direito de todos e explicando por que é um desafio para os
gestores, além de percorrer registros sobre acessibilidade e aprendizagem. Indica os
procedimentos metodológicos deste estudo, abarcando a pesquisa qualitativa, com
abordagem teórica dos conceitos e teorias de educação inclusiva, fundamentando-se
em autores como Maria Tereza Eglér Mantoan, Romeu Kasumi Sassaki, Maria Salete
Fabio Aranh, entre outros. A pesquisa de campo, que além de explicar como os
sujeitos da pesquisa administram os recursos oriundos do PEA, traz os ambientes da
pesquisa e os materiais e métodos usados. Discorre sobre o que pensam os sujeitos
da pesquisa a respeito da aplicabilidade dos recursos do PEA, quando se demonstra
que a maioria dos gestores escolares é enfática em afirmar que os recursos
financeiros são insuficientes para conseguir dar conta das demandas concernentes
ao universo da acessibilidade. Assinala, por fim, via análise dos resultados, que o
Programa Escola Acessível avança na perspectiva de construir uma escola acessível
e inclusiva a todos, especialmente aos alunos da educação especial, mas os recursos
destinados são insuficientes não só para atingir as metas e pretensões do referido
programa, mas também para atender às expectativas dos gestores escolares e às
necessidades das escolas municipais de Aracruz. | pt_BR |