Mobilidade urbana sustentável e o caso de Colatina-ES
Resumo
O conceito de mobilidade urbana há muito está diretamente atrelado ao crescimento
e ao uso do solo de maneira irregular nas cidades brasileiras. O alto índice de
crescimento populacional aliado à dependência de um único modal de transporte
contribuem negativamente para a sustentabilidade na mobilidade. A alta taxa de
motorização, bem como a dependência do transporte individual somadas à falta de
incentivo ao uso de meios sustentáveis de locomoção geram cenários desfavoráveis
à mobilidade nos centros urbanos. A busca por reverter estes panoramas faz com que
autores cada vez mais busquem meios de diagnosticar a mobilidade para assim
promover subsídios aos gestores sobre as carências de seus municípios. O IMUS –
Índice de Mobilidade Urbana Sustentável, elaborado por Costa (2008), é uma
ferramenta que visa identificar de forma qualitativa e quantitativa as questões
municipais que podem se relacionar com o deslocamento nas zonas urbanas. Nesta
dissertação o IMUS é aplicado no município de Colatina (ES) para determinar quão
sustentável é a mobilidade na cidade e assim subsidiar os gestores públicos da cidade
em sua tomada de decisão no que tange ao planejamento, elaboração e
implementação de políticas públicas de mobilidade, bem como apresentar alternativas
viáveis para aprimorar o panorama dos deslocamentos dos cidadãos colatinenses a
partir do desempenho dos indicadores do índice, ao avaliar e qualificar os mesmos
dentro das dimensões social, econômica e ambiental proposta pelo IMUS.