Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorEMIDIO, LUCILENE
dc.date.accessioned2021-09-17T17:32:08Z
dc.date.available2021-09-17T17:32:08Z
dc.date.issued2019-04-12
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/999
dc.description.abstractA presente pesquisa tem sua origem nos desafios experimentados como professora de alfabetização e na tarefa de formar leitores, o que motivou a busca de soluções por meio de estudos e de investigações. Tendo como ideia, que a leitura é um processo um tanto complexo a ser desenvolvido e não pode ser reduzido à mera decodificação de textos, mas sim, levar os alunos a serem investigadores e letrados. Em face a essa constatação adveio o interesse em desenvolver uma prática de professora/mediadora/multiplicadora, envolvendo as estratégias de leitura com livros infantis de um autor capixaba, na premissa de suscitar a apreciação literária com os alunos, do nível 1 da Educação Infantil de uma escola particular de Vila Velha/ES, na qual a pesquisadora atua em sala de aula, como alfabetizadora. A metodologia utilizada no estudo, foi a da pesquisa-ação, contemplando as Oficinas de Estratégias de Leitura com a Literatura Infantil, direcionadas aos alunos mencionados, sob a tutela dessa investigadora, em que consolidou-se uma experiência significativa de letramento literário, explicitado no estudo de caso. Dentre os teóricos que nos embasaram, têm como destaque Coelho,2010, Souza ,2012, Junqueira, 2012, Solé, 1998 e Zilberman, 2003 e outros autores que refletem a literatura infantil, a compreensão e a autonomia leitora, resultando em fruição. Os resultados na compreensão das estratégias proporcionaram formas que levaram os alunos a se tornarem leitores, nos ajudando no processo de alfabetização.pt_BR
dc.subjectEstratégia de Leitura; Literatura Infantil; letramento literáriopt_BR
dc.titleALFABETIZAÇÃO POR MEIO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM LITERATURA INFANTILpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem