ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM LITERATURA INFANTIL
Abstract
A presente pesquisa tem sua origem nos desafios experimentados como professora de
alfabetização e na tarefa de formar leitores, o que motivou a busca de soluções por
meio de estudos e de investigações. Tendo como ideia, que a leitura é um processo
um tanto complexo a ser desenvolvido e não pode ser reduzido à mera decodificação
de textos, mas sim, levar os alunos a serem investigadores e letrados. Em face a essa
constatação adveio o interesse em desenvolver uma prática de
professora/mediadora/multiplicadora, envolvendo as estratégias de leitura com livros
infantis de um autor capixaba, na premissa de suscitar a apreciação literária com os
alunos, do nível 1 da Educação Infantil de uma escola particular de Vila Velha/ES, na
qual a pesquisadora atua em sala de aula, como alfabetizadora. A metodologia
utilizada no estudo, foi a da pesquisa-ação, contemplando as Oficinas de Estratégias
de Leitura com a Literatura Infantil, direcionadas aos alunos mencionados, sob a tutela
dessa investigadora, em que consolidou-se uma experiência significativa de letramento
literário, explicitado no estudo de caso. Dentre os teóricos que nos embasaram, têm
como destaque Coelho,2010, Souza ,2012, Junqueira, 2012, Solé, 1998 e Zilberman,
2003 e outros autores que refletem a literatura infantil, a compreensão e a autonomia
leitora, resultando em fruição. Os resultados na compreensão das estratégias
proporcionaram formas que levaram os alunos a se tornarem leitores, nos ajudando no
processo de alfabetização.