dc.description.abstract | Esta dissertação advém da experiência como professor do Curso Técnico Subsequente em
Administração na Escola “Inclusão” no município de São Mateus - ES. Procura abordar a
aglutinação indissolúvel entre a teoria e prática docente, indo além de uma ideia reducionista,
presente muitas vezes no curso técnico, educação esta que se pauta por uma perspectiva de
formar mão de obra para o mercado de trabalho. Como objetivo geral destaca: compreender a
importância da integração dos conteúdos, para a promoção de uma formação humanística para
a problematização do currículo vivido pelos alunos do 2º módulo do curso Técnico em
Administração da escola “Inclusão”.
A metodologia aplicada é uma pesquisa de campo que irá proporcionar uma visão
significativa sobre a realidade ambiente pesquisado. Trata-se de uma metodologia de caráter
qualitativo, do tipo intervenção participante, cuja coleta de dados ocorreu por meio de
observação e de aplicação de entrevistas professores e alunos da escola Inclusão através de
um roteiro previamente elaborado. Os dados foram abordados a partir de categorias e
subcategorias de análise, utilizando-se como eixo a participação, cidadania e currículo
integrado. A pesquisa contou com a parceria dos professores das disciplinas do curso técnico e
dos alunos da série 2º módulo do Curso Técnico em Administração da Escola da mesma
escola já citada na realização da investigação. A investigação revelou o protagonismo dos
educandos, como resultado da adoção de metodologias dialógicas e problematizadoras,
decorrentes de relações horizontais estabelecidas, as quais valorizaram a cooperação, a
solidariedade e a união dos sujeitos. | pt_BR |