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A PRÁTICA DOCENTE EM UM CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO: UMA PROPOSTA DE REVISÃO CURRICULAR

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Dissertação de Mestrado (578.1Kb)
Data
2019-12-13
Autor
CARVALHO, JOSEMAR
Metadata
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Resumo
Esta dissertação advém da experiência como professor do Curso Técnico Subsequente em Administração na Escola “Inclusão” no município de São Mateus - ES. Procura abordar a aglutinação indissolúvel entre a teoria e prática docente, indo além de uma ideia reducionista, presente muitas vezes no curso técnico, educação esta que se pauta por uma perspectiva de formar mão de obra para o mercado de trabalho. Como objetivo geral destaca: compreender a importância da integração dos conteúdos, para a promoção de uma formação humanística para a problematização do currículo vivido pelos alunos do 2º módulo do curso Técnico em Administração da escola “Inclusão”. A metodologia aplicada é uma pesquisa de campo que irá proporcionar uma visão significativa sobre a realidade ambiente pesquisado. Trata-se de uma metodologia de caráter qualitativo, do tipo intervenção participante, cuja coleta de dados ocorreu por meio de observação e de aplicação de entrevistas professores e alunos da escola Inclusão através de um roteiro previamente elaborado. Os dados foram abordados a partir de categorias e subcategorias de análise, utilizando-se como eixo a participação, cidadania e currículo integrado. A pesquisa contou com a parceria dos professores das disciplinas do curso técnico e dos alunos da série 2º módulo do Curso Técnico em Administração da Escola da mesma escola já citada na realização da investigação. A investigação revelou o protagonismo dos educandos, como resultado da adoção de metodologias dialógicas e problematizadoras, decorrentes de relações horizontais estabelecidas, as quais valorizaram a cooperação, a solidariedade e a união dos sujeitos.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/993
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

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