Mostrar el registro sencillo del ítem
CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS/ES
dc.contributor.author | MOREIRA, JANILZA | |
dc.date.accessioned | 2021-09-17T15:42:16Z | |
dc.date.available | 2021-09-17T15:42:16Z | |
dc.date.issued | 2019-12-03 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/991 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como foco principal a contação de histórias como ferramenta para a ação educativa nas turmas de alfabetização, sendo que a pesquisadora há mais de uma década conta histórias nas escolas municipais e percebendo que o professor, na maioria das vezes, fica preso somente aos livros didáticos, percebeu-se que é necessário que este busque inovar e trazer a leitura de maneira lúdica e prazerosa, a fim de fomentar e motivar o gosto pela leitura. A partir do objetivo geral compreender a contribuição da contação de histórias no contexto escolar para o processo de alfabetização dos alunos de 1º e 2º anos de duas escolas do município de São Mateus e sendo realizada com os estudantes em fase inicial de alfabetização. Trata-se de um estudo de caso e a abordagem adotada é do tipo qualitativa. A pesquisa ocorreu através de observações em sala de aula, entrevistas com alunos e professores, bem como a aplicação de um questionário semiestruturado com 23 pedagogos que atuam em diversas escolas do município. Essa interação pode e deve acontecer a partir da contação de histórias inserida, nas práticas cotidianas das escolas municipais. Uma vez que ao contar histórias se abre um leque para vários outros conhecimentos e principalmente para a alfabetização nessa fase inicial. Os resultados mostram que quando a escola possui uma prática de leitura/contação, com ambientes propícios e com um acervo literário, a alfabetização acontece naturalmente, os alunos apresentam uma oralidade desenvolvida e sentem prazer em ler. No entanto, mesmo a escola não possuindo uma biblioteca, o professor como mediador, é capaz de com poucos recursos transformar o ambiente escolar em um ambiente lúdico e literário. | pt_BR |
dc.subject | Contação de histórias. Leitura. Alfabetização. Ludicidade | pt_BR |
dc.title | CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS/ES | pt_BR |