Mostrar el registro sencillo del ítem
O ESTUDO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS POR MEIO DE GRUPOS INTERATIVOS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE VITÓRIA-ES
dc.contributor.author | BARBOZA, IZAURA | |
dc.date.accessioned | 2021-09-17T15:34:25Z | |
dc.date.available | 2021-09-17T15:34:25Z | |
dc.date.issued | 2019-10-02 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/990 | |
dc.description.abstract | O presente estudo é resultado de uma pesquisa que teve como centralidade o ensino de conteúdos matemáticos no Ensino Médio, envolvendo práticas educativas baseadas na proposta pedagógica dos grupos interativos, que visam a aceleração e o aprimoramento da aprendizagem dos alunos em uma escola da rede pública estadual de tempo integral do município de Vitória-ES. Os pressupostos teóricos são fundamentados em Flecha e Vygotsky. O estudo justifica-se pela insuficiente proficiência em Matemática do alunado brasileiro, em particular das séries finais da Educação Básica conforme dados recentes divulgados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica. O estudo foi norteado pelo seguinte problema de investigação: Como o uso dos Grupos Interativos contribuem para a aprendizagem de Geometria Plana na 1ª série do Ensino Médio? E como objetivo primário buscou-se verificar a potencialidade dos Grupos Interativos para aceleração do aprendizado de Geometria Plana de alunos. O percurso metodológico ancora-se na pesquisa de abordagem qualitativa e nos procedimentos da pesquisa-ação. Os dados que emergiram nesse campo investigativo permitiram constatar que os Grupos Interativos propiciam espaços de diálogo entre os alunos no processo da construção de conhecimentos matemáticos; asseguram interações discursivas entre os componentes dos grupos para resolução das atividades propostas, fatos que permitem afirmar que constituem-se em estratégias pedagógicas potencialmente viáveis para o aprendizado dos alunos. Sublinha-se que o protagonismo dos alunos, bem como o interesse para aprender esteve presente na ação educativa proposta nesta pesquisa e que aprender e ensinar Matemática com os grupos interativos tornou-se uma ação desafiadora e instigante em uma área de saber fundamental para a formação do aluno. | pt_BR |
dc.subject | Matemática. Grupos interativos. Ensino Médio. Geometria Plana. Alunos | pt_BR |
dc.title | O ESTUDO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS POR MEIO DE GRUPOS INTERATIVOS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE VITÓRIA-ES | pt_BR |