O ESTUDO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS POR MEIO DE GRUPOS INTERATIVOS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE VITÓRIA-ES
Abstract
O presente estudo é resultado de uma pesquisa que teve como centralidade o
ensino de conteúdos matemáticos no Ensino Médio, envolvendo práticas educativas
baseadas na proposta pedagógica dos grupos interativos, que visam a aceleração e
o aprimoramento da aprendizagem dos alunos em uma escola da rede pública
estadual de tempo integral do município de Vitória-ES. Os pressupostos teóricos são
fundamentados em Flecha e Vygotsky. O estudo justifica-se pela insuficiente
proficiência em Matemática do alunado brasileiro, em particular das séries finais da
Educação Básica conforme dados recentes divulgados pelo Sistema de Avaliação
da Educação Básica. O estudo foi norteado pelo seguinte problema de investigação:
Como o uso dos Grupos Interativos contribuem para a aprendizagem de Geometria
Plana na 1ª série do Ensino Médio? E como objetivo primário buscou-se verificar a
potencialidade dos Grupos Interativos para aceleração do aprendizado de Geometria
Plana de alunos. O percurso metodológico ancora-se na pesquisa de abordagem
qualitativa e nos procedimentos da pesquisa-ação. Os dados que emergiram nesse
campo investigativo permitiram constatar que os Grupos Interativos propiciam
espaços de diálogo entre os alunos no processo da construção de conhecimentos
matemáticos; asseguram interações discursivas entre os componentes dos grupos
para resolução das atividades propostas, fatos que permitem afirmar que
constituem-se em estratégias pedagógicas potencialmente viáveis para o
aprendizado dos alunos. Sublinha-se que o protagonismo dos alunos, bem como o
interesse para aprender esteve presente na ação educativa proposta nesta pesquisa
e que aprender e ensinar Matemática com os grupos interativos tornou-se uma ação
desafiadora e instigante em uma área de saber fundamental para a formação do
aluno.