• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O ESTUDO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS POR MEIO DE GRUPOS INTERATIVOS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DE VITÓRIA-ES

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (1.424Mb)
Date
2019-10-02
Author
BARBOZA, IZAURA
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente estudo é resultado de uma pesquisa que teve como centralidade o ensino de conteúdos matemáticos no Ensino Médio, envolvendo práticas educativas baseadas na proposta pedagógica dos grupos interativos, que visam a aceleração e o aprimoramento da aprendizagem dos alunos em uma escola da rede pública estadual de tempo integral do município de Vitória-ES. Os pressupostos teóricos são fundamentados em Flecha e Vygotsky. O estudo justifica-se pela insuficiente proficiência em Matemática do alunado brasileiro, em particular das séries finais da Educação Básica conforme dados recentes divulgados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica. O estudo foi norteado pelo seguinte problema de investigação: Como o uso dos Grupos Interativos contribuem para a aprendizagem de Geometria Plana na 1ª série do Ensino Médio? E como objetivo primário buscou-se verificar a potencialidade dos Grupos Interativos para aceleração do aprendizado de Geometria Plana de alunos. O percurso metodológico ancora-se na pesquisa de abordagem qualitativa e nos procedimentos da pesquisa-ação. Os dados que emergiram nesse campo investigativo permitiram constatar que os Grupos Interativos propiciam espaços de diálogo entre os alunos no processo da construção de conhecimentos matemáticos; asseguram interações discursivas entre os componentes dos grupos para resolução das atividades propostas, fatos que permitem afirmar que constituem-se em estratégias pedagógicas potencialmente viáveis para o aprendizado dos alunos. Sublinha-se que o protagonismo dos alunos, bem como o interesse para aprender esteve presente na ação educativa proposta nesta pesquisa e que aprender e ensinar Matemática com os grupos interativos tornou-se uma ação desafiadora e instigante em uma área de saber fundamental para a formação do aluno.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/990
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback