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dc.contributor.authorROZA, FLÁVIA
dc.date.accessioned2021-09-16T20:14:31Z
dc.date.available2021-09-16T20:14:31Z
dc.date.issued2019-10-26
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/984
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo refletir sobre a prática Pedagógica do ensino de Arte como uma tentativa de proporcionar à compreensão de como este componente curricular está inserido no espaço escolar, explorando as diversificadas formas de intervenções que vêm sendo desenvolvidas nessa disciplina. Nele discute-se o ensino de Arte em um panorama que vai da sua criação, pela Lei 5.692/71, até a promulgação da Lei 9.394/96 (LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação) com a proposta para o ensino de Arte conforme o PCN-Arte (Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte). Vinculado a ele esta à linha de pesquisa nas “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”, que vem analisar a situação atual do ensino de Arte nas escolas municipais de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de Presidente Kennedy. A Análise da coleta dos dados possibilitou refletir sobre o espaço ocupado pela disciplina no contexto escolar nas quais se deu a pesquisa. Adotamos uma abordagem qualitativa com triangulação de procedimentos, iniciando o trabalho com uma pesquisa documental e em seguida, realizamos a aplicação de um questionário semiaberto, com professores da rede municipal de ensino e uma entrevista semiestruturada com o Orientador Pedagógico das escolas participantes. Baseada na pesquisa observa-se a maneira como as professoras organizam suas carreiras com as condições oferecidas e como elas buscam estabelecer relações entre as questões levantadas e o ensino de Arte. Os resultados indicam que o ensino da referida disciplina, na escola ainda necessita de um trabalho mais efetivo e com maior valorização, o que envolve uma qualificação dos professores que trabalham na área em escolas de ensino fundamental. Essa pesquisa nos permite à reflexão de que se não houver a compreensão e o aprofundamento das concepções e políticas que apoiam o ensino de Arte, não haverá consistência nenhuma na prática pedagógica que propõe na atitude interdisciplinar frente à Arte e a Educação.pt_BR
dc.subjectEnsino de arte. Políticas públicas. Formação de professorespt_BR
dc.titleO ENSINO DE ARTE E AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NAS TURMAS DE 6º A 9ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: COLOCANDO O PCN NA PRÁTICApt_BR


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