O ENSINO DE ARTE E AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NAS TURMAS DE 6º A 9ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: COLOCANDO O PCN NA PRÁTICA
Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a prática Pedagógica do ensino de
Arte como uma tentativa de proporcionar à compreensão de como este componente
curricular está inserido no espaço escolar, explorando as diversificadas formas de
intervenções que vêm sendo desenvolvidas nessa disciplina. Nele discute-se o
ensino de Arte em um panorama que vai da sua criação, pela Lei 5.692/71, até a
promulgação da Lei 9.394/96 (LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação) com a
proposta para o ensino de Arte conforme o PCN-Arte (Parâmetros Curriculares
Nacionais de Arte). Vinculado a ele esta à linha de pesquisa nas “Políticas Públicas,
Organização Escolar e Formação de Professores”, que vem analisar a situação atual
do ensino de Arte nas escolas municipais de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de
Presidente Kennedy. A Análise da coleta dos dados possibilitou refletir sobre o
espaço ocupado pela disciplina no contexto escolar nas quais se deu a pesquisa.
Adotamos uma abordagem qualitativa com triangulação de procedimentos, iniciando
o trabalho com uma pesquisa documental e em seguida, realizamos a aplicação de
um questionário semiaberto, com professores da rede municipal de ensino e uma
entrevista semiestruturada com o Orientador Pedagógico das escolas participantes.
Baseada na pesquisa observa-se a maneira como as professoras organizam suas
carreiras com as condições oferecidas e como elas buscam estabelecer relações
entre as questões levantadas e o ensino de Arte. Os resultados indicam que o
ensino da referida disciplina, na escola ainda necessita de um trabalho mais efetivo
e com maior valorização, o que envolve uma qualificação dos professores que
trabalham na área em escolas de ensino fundamental. Essa pesquisa nos permite à
reflexão de que se não houver a compreensão e o aprofundamento das concepções
e políticas que apoiam o ensino de Arte, não haverá consistência nenhuma na
prática pedagógica que propõe na atitude interdisciplinar frente à Arte e a Educação.