Mostrar el registro sencillo del ítem
O ENSINO DE ARTE E AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NAS TURMAS DE 6º A 9ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: COLOCANDO O PCN NA PRÁTICA
dc.contributor.author | ROZA, FLÁVIA | |
dc.date.accessioned | 2021-09-16T20:14:31Z | |
dc.date.available | 2021-09-16T20:14:31Z | |
dc.date.issued | 2019-10-26 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/984 | |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a prática Pedagógica do ensino de Arte como uma tentativa de proporcionar à compreensão de como este componente curricular está inserido no espaço escolar, explorando as diversificadas formas de intervenções que vêm sendo desenvolvidas nessa disciplina. Nele discute-se o ensino de Arte em um panorama que vai da sua criação, pela Lei 5.692/71, até a promulgação da Lei 9.394/96 (LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação) com a proposta para o ensino de Arte conforme o PCN-Arte (Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte). Vinculado a ele esta à linha de pesquisa nas “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”, que vem analisar a situação atual do ensino de Arte nas escolas municipais de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de Presidente Kennedy. A Análise da coleta dos dados possibilitou refletir sobre o espaço ocupado pela disciplina no contexto escolar nas quais se deu a pesquisa. Adotamos uma abordagem qualitativa com triangulação de procedimentos, iniciando o trabalho com uma pesquisa documental e em seguida, realizamos a aplicação de um questionário semiaberto, com professores da rede municipal de ensino e uma entrevista semiestruturada com o Orientador Pedagógico das escolas participantes. Baseada na pesquisa observa-se a maneira como as professoras organizam suas carreiras com as condições oferecidas e como elas buscam estabelecer relações entre as questões levantadas e o ensino de Arte. Os resultados indicam que o ensino da referida disciplina, na escola ainda necessita de um trabalho mais efetivo e com maior valorização, o que envolve uma qualificação dos professores que trabalham na área em escolas de ensino fundamental. Essa pesquisa nos permite à reflexão de que se não houver a compreensão e o aprofundamento das concepções e políticas que apoiam o ensino de Arte, não haverá consistência nenhuma na prática pedagógica que propõe na atitude interdisciplinar frente à Arte e a Educação. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de arte. Políticas públicas. Formação de professores | pt_BR |
dc.title | O ENSINO DE ARTE E AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NAS TURMAS DE 6º A 9ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: COLOCANDO O PCN NA PRÁTICA | pt_BR |