Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBUENO, FABÍOLA
dc.date.accessioned2021-09-16T20:06:29Z
dc.date.available2021-09-16T20:06:29Z
dc.date.issued2019-10-02
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/982
dc.description.abstractEsta dissertação veio a contribuir para que a música seja considerada outra ferramenta no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática, nas turmas de 8º ano da EEEFM “Ermentina Leal”. Partindo do pressuposto, que a música é uma forma de linguagem apreciada pelas crianças e adolescentes, fonte de estímulos e de diferentes possibilidades de expressão, este trabalho vem a ressaltar a música como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática, nas turmas dos 8° ano da EEEFM “Ermentina Leal”. Então, pensou-se em investigar de que forma a utilização da música pode auxiliar no processo de ensino dos conteúdos de Matemática. Justifica se a escolha pelo tema, pois no decorrer de sete anos como docente do ensino da Matemática foi possível observar que os alunos apresentam lacunas de aprendizagem na disciplina, como também desinteresse em aprender os conteúdos abordados em sala de aula. A pesquisa foi de cunho qualitativo e quantitativo. O percurso metodológico para a concretização dessa pesquisa necessitou da utilização de algumas ferramentas, como: a aplicação do diagnóstico, palestra de sensibilização, recolhimento de depoimentos, aplicação de simulado e questionário. O resultado do simulado foi alavancador e, ao analisar o questionário, conclui-se que a utilização das músicas nas aulas de Matemática, teve contribuições significativas no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Matemática do 8° ano. O produto final foi a produção de um CD com todas as letras musicais construídas pelos alunos junto com o professor (pesquisador), o qual contribuirá com outros educandos e professores. A pesquisa trouxe uma reflexão sobre a prática do professor no contexto escolar, onde se verificou que o uso da música ajuda na aprendizagem dos alunos. Diante disso, pode-se relatar que a experiência, ao utilizar a música atrelada ao conteúdo de Matemática para ensinar, tornou as aulas mais significativas.pt_BR
dc.subjectEnsino. Aprendizagem. Matemática. Música.pt_BR
dc.titleA UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples