A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Resumo
Esta dissertação veio a contribuir para que a música seja considerada outra
ferramenta no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática, nas
turmas de 8º ano da EEEFM “Ermentina Leal”. Partindo do pressuposto, que a
música é uma forma de linguagem apreciada pelas crianças e adolescentes, fonte
de estímulos e de diferentes possibilidades de expressão, este trabalho vem a
ressaltar a música como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e
aprendizagem nas aulas de Matemática, nas turmas dos 8° ano da EEEFM
“Ermentina Leal”. Então, pensou-se em investigar de que forma a utilização da
música pode auxiliar no processo de ensino dos conteúdos de Matemática. Justifica se a escolha pelo tema, pois no decorrer de sete anos como docente do ensino da
Matemática foi possível observar que os alunos apresentam lacunas de
aprendizagem na disciplina, como também desinteresse em aprender os conteúdos
abordados em sala de aula. A pesquisa foi de cunho qualitativo e quantitativo. O
percurso metodológico para a concretização dessa pesquisa necessitou da
utilização de algumas ferramentas, como: a aplicação do diagnóstico, palestra de
sensibilização, recolhimento de depoimentos, aplicação de simulado e questionário.
O resultado do simulado foi alavancador e, ao analisar o questionário, conclui-se que
a utilização das músicas nas aulas de Matemática, teve contribuições significativas
no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Matemática do 8° ano. O
produto final foi a produção de um CD com todas as letras musicais construídas
pelos alunos junto com o professor (pesquisador), o qual contribuirá com outros
educandos e professores. A pesquisa trouxe uma reflexão sobre a prática do
professor no contexto escolar, onde se verificou que o uso da música ajuda na
aprendizagem dos alunos. Diante disso, pode-se relatar que a experiência, ao
utilizar a música atrelada ao conteúdo de Matemática para ensinar, tornou as aulas
mais significativas.