Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGOMES, FABIANA
dc.date.accessioned2021-09-16T20:03:34Z
dc.date.available2021-09-16T20:03:34Z
dc.date.issued2019-11-29
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/981
dc.description.abstractEsta pesquisa visa analisar como a utilização do jogo “cartas matemáticas” pode colaborar com as práticas de ensino aprendizagem de matemática nos níveis básicos de educação, no sentido de torná-las mais acessíveis no que diz respeito ao contato e a interação que crianças e adolescentes podem ter com os jogos. Mostrar como os jogos surgiram por meio do contato com as disciplinas, as diversas formas de didáticas aplicáveis aos materiais e dar subsídios e opiniões sobre recreação como forma de introdução do conteúdo. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi realizada através de um jogo matemático, como estratégia desencadeadora do processo de ensino aprendizagem, enfatizando a resolução de problemas. O jogo utilizado nesta pesquisa foi “cartas matemáticas”, o qual toma como foco um dos principais temas que envolvem a Matemática e a prática educativa, que é o método de resolução de problemas para o ensino de números Inteiros dentro das turmas do 7º ano. Após concluir a pesquisa ficou evidente que os jogos são importantes na escola, mas antes disso são importantes para a vida. A vida, do nascimento à morte, sugere nas questões fundamentais sobre nosso corpo, diferenças, identidades e convenções culturais. Portanto, a partir do diagnóstico alcançado, verificou-se que apesar dos alunos já apresentarem conhecimento das quatro operações basilares da matemática, alguns ainda exibiam problemas na compreensão e resolução dos problemas não convencionaispt_BR
dc.subjectResolução de problemas. Educação Matemática. Aprendizagem.pt_BR
dc.titleENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS INTEIROS UTILIZANDO O JOGO “CARTAS MATEMÁTICAS”pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples