dc.description.abstract | Por décadas as dificuldades de aprendizagem no processo de leitura tem sido foco
de diversos estudos relevantes entre educadores que, por vezes, se confundem em
relação a como avançar nesse aspecto. Apesar do consenso de que o cotidiano
escolar seja um espaço propício ao letramento e à formação de leitores autônomos,
para serem capazes de compreender o que leem e produzir textos, como releitura,
isso nem sempre é o que acontece. Desta forma, este trabalho tem por objetivo
refletir acerca das estratégias de leitura com literatura infantil como instrumento
facilitador dentro do processo de transposição das dificuldades leitoras dos alunos. A
pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa e quantitativa de artigos, livros e
periódicos que tenham como foco estratégias de leitura com literatura infantil para
transpor as dificuldades leitoras. Após análise dos resultados constatou-se que as
crianças submetidas às estratégias de leitura com literatura infantil para transpor as
dificuldades leitoras, mesmo que por um curto período de tempo, se considerados os
demais anos de escolaridade que ainda tem à frente, apresentaram melhoras
positivas e uma mudança de comportamento e postura positiva diante do processo
de leitura. | pt_BR |