Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMARROQUIM, ALINE
dc.date.accessioned2021-09-16T18:57:38Z
dc.date.available2021-09-16T18:57:38Z
dc.date.issued2019-12-13
dc.identifier.citationDissertação de mestradopt_BR
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/963
dc.description.abstractA presente dissertação delineou-se a partir da inquietude enquanto educadora a respeito do enfoque dado à leitura das imagens dos textos. Assim, buscou-se nas Histórias em Quadrinhos estratégias para se trabalhar a importância da leitura imagética para a construção do sentido do texto e auxiliar no processo de formação de leitores proficientes. As HQs podem ser consideradas textos dialógicos e polifônicos com grande apelo imagético despertando o interesse pela leitura. A partir dessa concepção apresentamos o problema desta pesquisa: como as Histórias em Quadrinhos podem, enquanto gênero discursivo, subsidiar a formação de leitores considerando a linguagem imagética na construção do significado do texto? Dessa forma objetiva-se com essa pesquisa compreender como as Histórias em Quadrinhos são capazes de oportunizar ao educando a leitura imagética do texto. Para atingir esse objetivo foi elaborada uma oficina intitulada: “A leitura imagética das HQs”. Assim, neste trabalho, constatou-se como um trabalho sistematizado e estruturado sobre um novo enfoque dado ao gênero HQ que deve ser visto como um recurso didático, na sala de aula aproveitando-se do seu potencial lúdico e sua linguagem peculiar pode contribuir para a compreensão de textos imagéticos e uma melhor compreensão da linguagem não verbal. Para o delineamento da pesquisa foi adotada a pesquisa-ação, na qual a pesquisadora atuou como professora mediadora e facilitadora da compreensão leitora. O campo de coleta de dados foi a sala de aula das turmas de 6º anos do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino da rede pública, localizada em um município do sul do estado do Espírito Santo. As análises dos dados e interpretação dos resultados indicaram que a prática da leitura das Histórias em Quadrinhos com objetivos bem definidos e com estratégias de leitura permitem que o educando encontre as ferramentas adequadas para lidar com o texto imagético e compreendê-lo. Dado o exposto, acredita-se que essa pesquisa contribui para o educador busque novas ferramentas para que o educando alcance a autonomia leitora das imagens, de modo que seja capaz de compreender outros textos imagéticos.pt_BR
dc.subjectHistória em Quadrinhos. Leitura de imagem. Recurso didático. Lúdicopt_BR
dc.titleHISTÓRIAS EM QUADRINHOS: LINGUAGEM IMAGÉTICA NA FORMAÇÃO DE LEITORESpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples