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dc.contributor.authorMONECHI, ALESSANDRA
dc.date.accessioned2021-09-16T18:52:20Z
dc.date.available2021-09-16T18:52:20Z
dc.date.issued2019-02-28
dc.identifier.citationDissertação de mestradopt_BR
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/961
dc.description.abstractO presente trabalho possui como objeto de estudo a formação e as práticas pedagógicas construídas pelos professores na educação inclusiva. Nesse sentido, a construção dos saberes dos docentes deve ser voltada para uma formação fundamentada no trabalho com a heterogeneidade, considerando uma perspectiva inclusiva. A equipe escolar precisa, assim, criar espaços educacionais que sejam adequados a todos os alunos, considerando suas peculiaridades e tempos de aprendizagem, de forma a estimular seu desenvolvimento. Com base nestes propósitos didático-pedagógicos, esta dissertação trouxe como problema “como adequar às práticas pedagógicas dos professores da sala de recursos, voltadas às pessoas com deficiência, às práticas de toda a equipe escolar, na perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem?”, com o objetivo central de investigar como as práticas pedagógicas dos educadores da classe regular da EEEFM Manoel Salustiano de Souza, localizada no município de Linhares/ES, confluem com os fundamentos que orientam as práticas de inclusão do aluno PAEE. Desenvolvemos uma pesquisa de natureza aplicada e, com base nos procedimentos técnicos, classificada como estudo de caso, realizado por meio de uma abordagem de coleta de dados mista (combinando métodos quantitativos e qualitativos). A técnica selecionada para este fim foi a aplicação de um questionário online aos sujeitos da pesquisa, visando conhecer não só suas experiências pedagógicas, acerca da educação inclusiva no locus da pesquisa, mas também suas demandas, anseios e expectativas. A partir da análise dos resultados, percebemos indícios de um cenário favorável para trabalhar com a abordagem do DUA como possibilidade de inclusão escolar nesta unidade de ensino, tendo em vista o elevado percentual de manifestações positivas sinalizando o desejo dos profissionais por processos formativos voltados para a educação especial. Mas, para tanto, torna-se essencial estabelecer diálogos que relacionem a teoria aprendida pelo professor da sala de recursos e a prática educacional desenvolvida pelo professor da classe regular.pt_BR
dc.subjectEducação. Educação Inclusiva. Formação Continuada. Desenho Universal para Aprendizagem.pt_BR
dc.titleA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA)pt_BR


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