A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA)
Resumen
O presente trabalho possui como objeto de estudo a formação e as práticas
pedagógicas construídas pelos professores na educação inclusiva. Nesse sentido, a
construção dos saberes dos docentes deve ser voltada para uma formação
fundamentada no trabalho com a heterogeneidade, considerando uma perspectiva
inclusiva. A equipe escolar precisa, assim, criar espaços educacionais que sejam
adequados a todos os alunos, considerando suas peculiaridades e tempos de
aprendizagem, de forma a estimular seu desenvolvimento. Com base nestes
propósitos didático-pedagógicos, esta dissertação trouxe como problema “como
adequar às práticas pedagógicas dos professores da sala de recursos, voltadas às
pessoas com deficiência, às práticas de toda a equipe escolar, na perspectiva do
Desenho Universal para a Aprendizagem?”, com o objetivo central de investigar
como as práticas pedagógicas dos educadores da classe regular da EEEFM Manoel
Salustiano de Souza, localizada no município de Linhares/ES, confluem com os
fundamentos que orientam as práticas de inclusão do aluno PAEE. Desenvolvemos
uma pesquisa de natureza aplicada e, com base nos procedimentos técnicos,
classificada como estudo de caso, realizado por meio de uma abordagem de coleta
de dados mista (combinando métodos quantitativos e qualitativos). A técnica
selecionada para este fim foi a aplicação de um questionário online aos sujeitos da
pesquisa, visando conhecer não só suas experiências pedagógicas, acerca da
educação inclusiva no locus da pesquisa, mas também suas demandas, anseios e
expectativas. A partir da análise dos resultados, percebemos indícios de um cenário
favorável para trabalhar com a abordagem do DUA como possibilidade de inclusão
escolar nesta unidade de ensino, tendo em vista o elevado percentual de
manifestações positivas sinalizando o desejo dos profissionais por processos
formativos voltados para a educação especial. Mas, para tanto, torna-se essencial
estabelecer diálogos que relacionem a teoria aprendida pelo professor da sala de
recursos e a prática educacional desenvolvida pelo professor da classe regular.