Mostrar registro simples

dc.contributor.authorESPÍRITO SANTO, ADRIANA
dc.date.accessioned2021-09-16T18:35:19Z
dc.date.available2021-09-16T18:35:19Z
dc.date.issued2019-11-29
dc.identifier.citationDissertação de mestradopt_BR
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/959
dc.description.abstractEsta dissertação se propõe a compreender quais as dificuldades encontradas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em se colocarem no mercado de trabalho, revelando porque, após tantas oportunidades, resolveram estudar novamente e quais as dificuldades que estão encontrando, depois de longo tempo fora da escola. A pesquisa descreve as trajetórias percorridas pelos alunos da EJA para encontrar uma vaga no mercado de trabalho buscando investigar as dificuldades enfrentadas por estes. O público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) constitui-se, majoritariamente, por indivíduos que tiveram passagens fracassadas pela escola, sendo excluídos do sistema regular. A arguição dispõe de 30 jovens e adultos entrevistados, do 2º e 3º anos da EJA, que pertencem a regiões periféricas de extrema pobreza e desigualdade social. A metodologia é classificada como estudo de caso descritivo, sendo 15 (quinze) do 2º ano e 15 (quinze) do 3º ano do Ensino Médio da EJA. Dessa amostra, foram escolhidos 10 (dez) sujeitos e analisadas as respectivas trajetórias, tanto no contexto de vida, quanto os percalços na busca do emprego. Dentre os motivos que os levaram a cursar EJA, constatou-se o desejo de concluir uma formação superior, na busca de qualificação profissional. Concluiu-se que os fatores mais limitadores são a falta de escolarização, avanço da idade e as poucas oportunidades na oferta de emprego devido à ausência de qualificação.pt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos. Mercado de Trabalho. Empregopt_BR
dc.titleAS DIFICULDADES PARA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO – ANÁLISE DAS TRAJETÓRIAS DE ALUNOS DA EJA EM UMA ESCOLA DE PERIFERIApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples