AS DIFICULDADES PARA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO – ANÁLISE DAS TRAJETÓRIAS DE ALUNOS DA EJA EM UMA ESCOLA DE PERIFERIA
Abstract
Esta dissertação se propõe a compreender quais as dificuldades encontradas pelos
alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em se colocarem no mercado de
trabalho, revelando porque, após tantas oportunidades, resolveram estudar
novamente e quais as dificuldades que estão encontrando, depois de longo tempo
fora da escola. A pesquisa descreve as trajetórias percorridas pelos alunos da EJA
para encontrar uma vaga no mercado de trabalho buscando investigar as
dificuldades enfrentadas por estes. O público da Educação de Jovens e Adultos
(EJA) constitui-se, majoritariamente, por indivíduos que tiveram passagens
fracassadas pela escola, sendo excluídos do sistema regular. A arguição dispõe de
30 jovens e adultos entrevistados, do 2º e 3º anos da EJA, que pertencem a regiões
periféricas de extrema pobreza e desigualdade social. A metodologia é classificada
como estudo de caso descritivo, sendo 15 (quinze) do 2º ano e 15 (quinze) do 3º ano
do Ensino Médio da EJA. Dessa amostra, foram escolhidos 10 (dez) sujeitos e
analisadas as respectivas trajetórias, tanto no contexto de vida, quanto os percalços
na busca do emprego. Dentre os motivos que os levaram a cursar EJA, constatou-se
o desejo de concluir uma formação superior, na busca de qualificação profissional.
Concluiu-se que os fatores mais limitadores são a falta de escolarização, avanço da
idade e as poucas oportunidades na oferta de emprego devido à ausência de
qualificação.